A AMD anunciou, em seu relatório financeiro referente ao terceiro trimestre de 2025, que a próxima geração de processadores Epyc Venice e os aceleradores de inteligência artificial Instinct MI400 chegarão ao mercado profissional em 2026.
Processadores Venice em 2 nm
Durante a apresentação aos investidores, a CEO Lisa Su afirmou que o desenvolvimento dos chips Venice avança conforme o previsto. “Continuamos no caminho para lançar nossa próxima geração de processadores Venice em 2 nanômetros em 2026. O silício Venice está nos laboratórios e se saindo muito bem, entregando ganhos substanciais em performance, eficiência e densidade computacional”, declarou.
A executiva ressaltou que o nível de interesse dos parceiros é o mais alto já registrado para a linha Epyc, com vários clientes antecipando pedidos. A AMD já havia confirmado, em abril, que os novos CPUs utilizam o processo de 2 nm da TSMC.
Nova série de aceleradores MI400
Na mesma conferência, Lisa Su destacou que a série Instinct MI400 também estreia em 2026, acompanhada da plataforma de racks escaláveis Helios. “Nosso negócio de data center para IA está entrando em sua próxima fase de crescimento, impulsionado pela rápida adoção de nossas soluções conforme nos aproximamos do lançamento da série de aceleradores MI400 e das soluções Helios”, disse.
A CEO explicou que os aceleradores MI400 reúnem hardware, software e a experiência da companhia em sistemas para oferecer maior desempenho e eficiência em larga escala. Embora tenha confirmado o nó de 2 nm para os CPUs Venice, Su não especificou o processo de fabricação das GPUs MI400 na apresentação.
Imagem: Internet
Com as novidades, a AMD reforça sua estratégia focada no segmento profissional, principalmente em data centers e aplicações de inteligência artificial.
Com informações de Adrenaline

