Árvore mais antiga do mundo nasceu antes das Pirâmides
Árvore mais antiga do mundo é o título que o pinheiro bristlecone “Matusalém” carrega desde que sua idade, superior a 4.800 anos, foi confirmada por pesquisadores da Universidade do Arizona. Quando esse exemplar germinou, as grandes pirâmides do Egito sequer haviam sido projetadas.
Como a idade foi confirmada
Para descobrir quantos anos o bristlecone possui, cientistas extraíram um núcleo cilíndrico do tronco e contaram anéis de crescimento, cada um correspondente a um ano de vida. A técnica também revela dados climáticos de milênios, como períodos de seca, temperaturas médias e até vestígios de erupções vulcânicas.
Matusalém foi localizado na Floresta Nacional de Inyo, Califórnia, ainda na década de 1950, mas teve sua posição exata mantida em sigilo pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos até 2021. A medida visa proteger o espécime de possíveis atos de vandalismo, prática cada vez mais comum com monumentos naturais mundialmente famosos, de acordo com reportagem do jornal O Globo.
Por que esse pinheiro vive tanto?
O segredo da longevidade dos bristlecones parece estar em seu crescimento extremamente lento — menos de 2,5 cm a cada 100 anos. Essa velocidade reduzida resulta em madeira muito densa, resistente a insetos e à podridão. Além disso, o ar seco, o solo rochoso e as temperaturas frias da Floresta de Inyo inibem a proliferação de outras plantas, diminuindo a competição por recursos.
Imagem: xiaoling sun
Embora sequoias gigantes sejam famosas por seu porte e idade, estudos posteriores mostraram que o bristlecone supera essas árvores em longevidade. Hoje, Matusalém é considerado o ser vivo individual mais velho ainda em pé no planeta.
Descobertas como essa lembram que tecnologia e ciência caminham juntas para desvendar mistérios da natureza. Se você quer continuar atualizado sobre curiosidades e dicas para turbinar seu setup, visite nossa página inicial da Games In e acompanhe as próximas matérias.
Crédito da imagem: Olhar Digital Fonte: Olhar Digital


