Nvidia Rubin: nova arquitetura promete 5x mais desempenho
Nvidia Rubin chega oficialmente ao mercado como a mais avançada arquitetura de computação para inteligência artificial, oferecendo até cinco vezes mais velocidade em tarefas de inferência e oito vezes mais performance por watt em relação à geração anterior, a Blackwell.
Seis chips trabalhando em conjunto
Anunciada durante a CES 2026 pelo CEO Jensen Huang, a Rubin traz um conjunto de hardware pensado para eliminar gargalos típicos de cargas de trabalho de IA. O núcleo é a nova GPU Rubin, mas há ainda atualizações nos controladores BlueField e no barramento NVLink, além de um inédito processador Vera CPU voltado a “raciocínio agente”. Esse design modular amplia a largura de banda de memória e reduz latências, pontos críticos para treinar modelos gigantes e executar tarefas de longo prazo.
Velocidade, eficiência e parcerias de peso
Testes internos da Nvidia indicam que a plataforma atinge até 50 petaflops, operando 3,5 vezes mais rápido em treinamento de modelos e cinco vezes em inferência. Cloud providers como AWS, OpenAI e Anthropic já reservaram capacidade, enquanto supercomputadores como o Blue Lion, da HPE, e o Doudna, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, adotarão o novo setup. Esse movimento reforça a previsão de Jensen Huang de que a indústria investirá de US$ 3 trilhões a US$ 4 trilhões em infraestrutura de IA nos próximos cinco anos.
Armazenamento escalável para IA de longo prazo
Segundo Dion Harris, diretor sênior de soluções de IA da empresa, a Rubin introduz um novo nível de armazenamento externo conectado diretamente ao dispositivo de computação. A mudança atende à crescente demanda de AI workloads que utilizam grandes caches KV – estruturas de memória essenciais para processar prompts extensos e tarefas contínuas.
Imagem: Getty
Mais detalhes técnicos podem ser conferidos na matéria da TechCrunch, que cobriu o anúncio em Las Vegas.
Para quem planeja atualizar o setup profissional ou gamer com o que há de mais rápido em IA, a Rubin sinaliza um salto significativo de performance, eficiência energética e escalabilidade. Confira outras dicas e novidades na nossa editoria de hardware e continue montando o sistema perfeito para suas necessidades.
Crédito da imagem: TechCrunch Fonte: TechCrunch




