Starlink recebe aval da FCC para lançar mais 7.500 satélites
Starlink garantiu nesta sexta-feira (10) a aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA para colocar outros 7.500 satélites de segunda geração em órbita, dobrando seu total autorizado para 15.000 unidades e ampliando a cobertura global de internet de alta velocidade.
O que muda com a nova autorização
Além de aumentar a constelação, a decisão da FCC permite que os satélites Gen2 operem em cinco faixas de frequência. Isso abre caminho para o serviço direct-to-cell, que promete conexão direta entre satélite e smartphone fora dos Estados Unidos, além de cobertura complementar dentro do país. Segundo a agência, a SpaceX deve lançar 50% dos satélites até 1º de dezembro de 2028 e o restante até dezembro de 2031.
Pedido parcial e impacto para o usuário
A SpaceX havia solicitado a liberação para 15.000 satélites adicionais, mas o órgão regulador optou por autorizar 7.500 nesta fase e adiar a decisão sobre os 14.988 restantes. Na prática, a expansão deve reduzir latência, melhorar a estabilidade de conexão e aumentar a capacidade de tráfego de dados, fatores críticos para streaming, jogos em nuvem e videoconferências — usos comuns em setups de gamers e profissionais de home office.
De acordo com a Reuters, a empresa continua negociando para obter o aval completo, enquanto acelera lançamentos semanais com foguetes Falcon 9 e prepara o Starship para missões de maior carga.
Imagem: Internet
Para acompanhar outras novidades sobre tecnologia que impactam seu cotidiano gamer e de trabalho, visite a Games In e continue de olho em nossas análises detalhadas.
Crédito da imagem: SpaceX / Flickr Fonte: TechCrunch




