Monarch Tractor anuncia possível fechamento e demissões
Monarch Tractor avisou a equipe que poderá demitir até 102 colaboradores e, no pior cenário, encerrar totalmente as operações, segundo memorando interno obtido pelo TechCrunch.
Doze meses de cortes e mudança de foco
A startup californiana, fundada em 2018 e conhecida por seus tratores elétricos autônomos voltados a vinícolas e fazendas de frutas, já vinha reduzindo quadros nas últimas semanas em suas unidades nos Estados Unidos, Índia e Singapura. Em 2024, o negócio empregava cerca de 300 pessoas e levantou US$ 133 milhões, totalizando mais de US$ 220 milhões em investimentos desde a criação.
Apesar de ter entregado cerca de 500 tratores, a empresa iniciou uma reestruturação no fim de 2024 para ampliar o uso de sua tecnologia a laticínios e campos de golfe, além de priorizar a venda de software como serviço (SaaS) e licenciamento de sua plataforma de autonomia.
A pressão de clientes, fornecedores e mercado
O aviso de quinta-feira ocorre em meio à perda do parceiro de fabricação, a taiwanesa Foxconn, e à ação judicial do revendedor Burks Tractor, que alega que os veículos recebidos em 2024 não conseguiam operar de forma autônoma. A Monarch nega as acusações em documentos judiciais.
No memorando, a área de RH destacou que “o novo plano de negócios permitirá lançar ofertas de SaaS diretamente aos consumidores, abrindo novas receitas aos fabricantes”. Entretanto, o prazo para concluir essa virada “coloca a Monarch em risco de fechar”.
Imagem: Internet
Além dos cortes, a companhia perdeu executivos-chave em 2025, como o cofundador Mark Schwager, ex-Tesla, que deixou o cargo operacional, mas permaneceu no conselho. Schwager afirmou no LinkedIn que a empresa “está em boas mãos para o próximo passo”.
Para mais detalhes sobre o memorando e o histórico de demissões, confira a cobertura completa do TechCrunch, fonte primária das informações.
Em resumo, a Monarch Tractor aposta em software para sobreviver, mas admite que o tempo para essa transição pode não ser suficiente. Continue acompanhando nossa editoria para entender como mudanças no setor de tecnologia impactam seu setup e os investimentos em inovação.
Crédito da imagem: TechCrunch Fonte: TechCrunch

